segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS / TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE/ Queremos mostrar que todos podem ser agentes de transformação.”Podemos e devemos “arregaçar as mangas” e agir em busca de melhoria de qualidade de vida, de uma sociedade mais justa e igualitária e de um mundo melhor / COMO FAZER ? COMO COLOCAR EM PRÁTICA? / FAÇA SUA PARTE :PODEMOS SER A FORÇA QUE PODE MUDAR O QUE PARA MUITOS NÃO TEM MAIS JEITO, VENHA CONOSCO CAMINHAR AO LADO DA ESPERANÇA DE UMA CIDADE, UM ESTADO UM PAÍS E UM MUNDO MELHOR.



ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ Mª AMÁLIA
MUITO ALÉM DA SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DA PAZ
GEOGRAFIA - 4º BIMESTRE / Professoras: Marizete e Vaneska
- ATIVIDADE EM GRUPO : CRIE A EQUIPE COM QUANTOS INTEGRANTES FOR NECESSÁRIO  - pode ser feito com alunos de outras turmas( exceto com alunos do  8º G pois é outra professora )
QUANDO COMEÇAR: AS EQUIPES JÁ PODEM INICIAR AS ATIVIDADES E REALIZA-LAS, PORÉM, 
- DATA LIMITE  É DIA 23 DE OUTUBRO - PARA ENTREGAR OS RELATÓRIO , FOTOS, ETC   
- VALOR : 5,0 ( AVALIAÇÃO - TAREFA CUMPRIDA)
PROJETO : RESGATE DOS VALORES HUMANOS

EXISTE UM EDUCADOR QUE HÁ MILHARES DE ANOS  VEM TOCANDO A MELODIA DO RESGATE DOS VALORES HUMANOS BÁSICOS, A SABER: A VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR PRÓXIMO E A SI MESMO, A NÃO-VIOLÊNCIA,  A HUMILDADE, A GENEROSIDADE, A TOLERÂNCIA, E MUITOS OUTROS ... ELE PROPÕE QUE ESTIMULEMOS ESSES VALORES . ELE AFIRMA, E NÓS DIA A DIA COMPROVAMOS  QUE À MEDIDA QUE FORMOS  UTILIZANDO A INTENSA CAPACIDADE AMOROSA QUE EXISTE DENTRO DE NÓS, GERMINAM OS VALORES HUMANOS EM NOSSO CORAÇÃO, O QUE SE REFLETIRÁ NO COMPORTAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL, ENFIM, REFLETIRÁ EM TODA A SOCIEDADE.  ASSIM,COM ESSES VALORES AFLORADOS, SOMOS CAPAZES DE PRATICAR O BEM E SOMENTE O BEM .
ASSIM, QUANTO ANTES COMEÇARMOS, MELHOR !
TEMA : POR UM MUNDO MELHOR ... FAÇA SUA PARTE

 Queremos mostrar que todos podem ser agentes de transformação.”Podemos e devemos  “arregaçar as mangas” e agir em busca de melhoria de qualidade de vida, de uma sociedade mais justa e igualitária e de um mundo melhor
 OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar  os alunos e através deles,familiares, amigos e comunidades  sobre a importância da participação  na construção de um mundo melhor e que são responsáveis pelo mundo em que vivem.
- META :
O PROJETO DESENVOLVIDO PROCURA  CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE COMO AÇÕES APARENTEMENTE SIMPLES PODEM SER MUITO SIGNIFICATIVAS QUANDO COLOCADAS EM PRÁTICA, envolvendo-os por meio de atividades com público em “situação de vulnerabilidade” através de  “AÇÃO SOCIAL” no sentido de suprir necessidades materiais das pessoas, aliviar o sofrimento humano, atenuar ou eliminar males sociais que afligem indivíduos, famílias, comunidades, desenvolvendo a sensibilidade solidária por meio da vivência com realidades sociais diversas.
SENSIBILIZAÇÃO: FILME A CORRENTE DO BEM .
Assista com a equipe , com a família ou individualmente o  filme “A corrente do bem” que retrata a história de um professor e de seus alunos no início do ano letivo. Eugene Simonet é professor de Estudos Sociais e durante suas aulas fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de mudar o mundo. Era uma proposta que instigava uma participação mais ativa no mundo onde viviam para deixá-lo melhor. Todos trouxeram ideias, algumas até interessantes, outras nem tanto. A maior parte deles desenvolveu atividades sobre o meio ambiente, sem muita inovação. Um de seus alunos, porém, Trevor McKinney, se destacou, criando um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido, tinha de retribuir para outras três pessoas, e assim sucessivamente. Seu trabalho tinha como base transformar a vida das pessoas, ou seja, mudar realmente o mundo. Ele o chamou de Pay it forward (“Passe adiante”). Mas sua maior preocupação não era a atividade escolar, e, sim, a mudança na vida dessas pessoas.

COMO FAZER ? COMO COLOCAR EM PRÁTICA?

1-ALVO a ser atingido : pessoas em vulnerabilidade social : pessoas carentes da comunidade, pessoas vivendo em situação de rua na comunidade,  creche, orfanato, asilo, centro de recuperação de drogados etc
ONDE SE INFORMAR SOBRE AS INSTITUIÇÕES OU PESSOAS NECESSITADAS: NAS SUAS COMUNIDADES 
2- TIPO DE AÇÃO que deverá ser tomada pelo grupo ,  a responsabilidade de cada um do grupo ,quem mais poderá ajudar a colocar em prática...
3-BUSQUE APOIO  – convide familiares e amigos , outros colegas da escola ,conhecidos,  para serem  apoiadores, isso irá fortalecer ainda mais o  evento, você criará uma “REDE DE SOLIDARIEDADE”. Mobilize da forma que achar melhor, sempre com apoio e consentimento  de adulto(s) da família.




4- DEFINIR O QUE SERÁ ARRECADADO DE ACORDO COM A  PROPOSTA DA AÇÃO SOCIAL (pessoas carentes da comunidade, creche, orfanato, asilo, hospitais, etc) :  alimentos,brinquedos, roupas,calçados, livros, DVDs, fraldas para crianças caso seja uma creche, fraldas geriátricas caso seja um asilo, etc
 5-PLANEJAR COMO EFETUAR A AÇÃO – Tenha tudo bem definido com antecedência , se for uma instituição , pesquise que tipo de recursos ou doações mais necessitam ,que data seria melhor , horário, tempo.
6- TER COMPORTAMENTO EXEMPLAR : respeitar o outro,  amar plenamente seu próximo, ser benevolente, , educado,humilde ... “ Saber  agir mediante a expressão profunda do desejo de exercer o bem ao próximo, indo de encontro a ele, servindo-o e amando-o como ele é”.
7- CADA GRUPO PODERÁ DAR UM NOME PARA A EQUIPE .
8- ACOLHIDA - A PARTE MAIS IMPORTANTE DO PROJETO : É  DOAÇÃO DE SI MESMO, A SUA PRESENÇA COMO UM PRESENTE. Durante a  visita da equipe de alunos  deverá ser planejada uma “acolhida”, dependendo da ação social( asilo, creche, pessoas carente, hospital). COMO SE FAZ UMA ACOLHIDA:  apresentação da equipe / oração/ música/ dinâmica para descontração/ brincadeiras/ apresentação musical com instrumentos / distribuição de vale abraço / dia da beleza etc... usem a criatividade dependendo da ação da equipe. / finalização: agradecimentos às pessoas que os receberam / oração para agradecer ao gesto concretizado / despedida
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9-MONTAGEM DE  UM PAINEL :  contendo informações sobre a instituição ( creche, orfanato, hospital , pessoa carente da comunidade ou família da comunidade que recebeu o benefício, etc) , nome do estabelecimento, localização , com fotos das atividades realizadas pelos alunos e apoiadores, textos sobre etapas da realização do evento.
10- CONCLUSÃO :ESCREVAM UM PEQUENO RELATÓRIO SOBRE  o que a prática da real caridade pode nos proporcionar?
11- TODO PAINEL DEVERÁ CONTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES NA PARTE INFERIOR DIREITA :  escola / professora / ano de estudo /turma / nome e número dos integrantes do grupo na ordem da chamada / agradecimento e nome dos  apoiadores mês e ano .
ATENÇÃO : a montagem do geo-painel será da forma que lhe convir, podendo ser todo digitado ou manuscrito / ou poderá ser feito em formato de um banner
12 - POSTAR FOTOS E INFORMAÇÕES NUMA PÁGINA DO FACEBOOK QUE SERÁ CRIADA PARA ESTE FIM.
13- ADQUIRIR BLUSA PARA O EVENTO – R$16,00 – NÃO É OBRIGATÓRIO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO ALUNO (A) :

- O APOIO E ADESÃO DOS FAMILIARES POR ESTA CAUSA  SERÁ MUITO IMPORTANTE!
- Haverá necessidade de deslocamento do aluno para a realização da atividade : ACONSELHAMOS SEMPRE QUE O ALUNO ESTEJA ACOMPANHADO DE UM ADULTO ( PAI, MÃE , TIO(A) , OU OUTRA PESSOA DE CONFIANÇA DA FAMÍLIA )
- DEVERÁ SEMPRE SER COMUNICADO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS  O  DESTINO DO ALUNO , BEM COMO É IMPORTANTE FORNECER CONTATO DE OUTROS INTEGRANTES DO GRUPO ( CELULAR/WHATSAPP) E SEMPRE HAVER A PRESENÇA DE UM ADULTO PARA DAR APOIO.
ATENÇÃO : Se o seu filho(a) não puder  por algum motivo ser autorizado a sair de casa , ele poderá ficar responsável apenas pela arrecadação das doações junto aos familiares , digitação, impressão de fotos, montagem do painel , etc).
https://kambami.files.wordpress.com/2013/06/tzu-ching-earth.gif-QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM A PROFESSORA NA ESCOLA OU FACEBOOK: Marizete Cajaíba de Oliveira


FAÇA SUA PARTE :PODEMOS SER  A FORÇA QUE PODE MUDAR O QUE PARA MUITOS NÃO TEM MAIS JEITO, VENHA CONOSCO CAMINHAR AO LADO DA ESPERANÇA DE UMA CIDADE,
UM ESTADO  UM PAÍS E UM MUNDO MELHOR.


A SEGUIR AS INSTITUIÇÕES QUE PODERÃO RECEBER O SEU APOIO

COMO FAÇO PARA AJUDAR?
PARA AJUDAR A INSTITUIÇÃO, ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE E MARQUE UMA VISITA COM O RESPONSÁVEL. 
TODAS AS INSTITUIÇÕES GOSTAM DE SER VISITADAS, DESDE QUE SE TENHA O CUIDADO DE MARCAR ANTES A VISITA.
COMO FAZER DOAÇÕES OU AÇÕES DE ACOLHIMENTO JUNTO ÀS PESSOAS DA INSTITUIÇÃO?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO, PELO TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE DOAÇÃO 
PARA ENTREGAR APENAS ENTREGAR AS DOAÇÕES NORMALMENTE NÃO É NECESSÁRIO MARCAR HORA., MAS SE JUNTO COM AS DOAÇÕES HOUVER CONFRATERNIZAÇÃO É NECESSÁRIO AGENDAR .
COMO FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO ?
O IDEAL É VERIFICAR COM A INSTITUIÇÃO, PELO TELEFONE QUAIS AS NECESSIDADES ATUAIS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO.

INSTITUIÇÕES:

( LEMBRANDO QUE : PESSOAS CARENTES OU FAMÍLIAS CARENTES DA COMUNIDADE TAMBÉM PODERÃO RECEBER ESSE TIPO DE INICIATIVA ) 


A APRECC fica localizada na Rua João Lopes da Silva, 925 – Bairro Manoel Pimenta - Teófilo Otoni. Fone: (33) 3522-3498.
APRECC-ASSOCIAÇÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER
ASSOCIAÇÕES BENEFICENTES OU CASAS DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS NO RECEBIMENTO DE MERCADORIAS DIVERSAS E/OU SERVIÇOS PARA DISTRIBUIÇÃO PARA AS PESSOAS QUE NECESSITAM.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, QUE OPERAM ESTRITAMENTE POR VOLUNTÁRIOS QUE NÃO RECEBEM PELO TRABALHO.
A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES CONTAM COM RECURSOS DE TERCEIROS (DOAÇÕES, SUBVENÇÕES, FINANCIAMENTOS ETC) PARA AS SUAS OPERAÇÕES.
ASSIM, ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA QUASE QUALQUER TIPO DE DOAÇÃO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, COMO ROUPAS, SAPATOS, MATERIAL DE HIGIENE, ALIMENTOS, BRINQUEDOS, TOALHAS E ROUPAS DE CAMA ETC.
ALÉM DISSO, UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PODE AUXILIAR ÓRFÃOS, IDOSOS OU PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO SUA INSTALAÇÃO NO LOCAL E TRATAMENTO DIÁRIO, COMO É O CASO DE ALGUNS ASILOS E ORFANATOS.

CENTRO DE ACOLHIMENTO E DEFESA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE:
- CRECHE Ninho 
- Casa das Meninas
- Casa dos Meninos.
Endereço: Rua Recanto Rosas, 89 BAIRRO PALMEIRAS- Teófilo Otoni, Minas Gerais
FONE : (33) 3521-7810
INSTITUIÇÃO É REFERÊNCIA NO CUIDADO E DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
CRECHE JOHANN BAUER
Endereço: R. São João Batista - Frei Júlio, MG, 39803-304
Telefone:(33) 3521-1640

CRECHE DELFINA TIBALDI
(33) 3521-2059
R GERALDO DE SOUZA REGIS, 175, Teófilo Rocha
TEOFILO OTONI - MG

AMCA: APOIO A MULHER , A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
FONE : (33) 3522-8119
Rua Ambrozina Maria Jesus, 100 - Manoel Pimenta
Teófilo Otoni - MG - CEP: 39802-082
Amca Apoio A Mulher A Criança e Ao Adolescente - FONE  (33) 3523-6294
Rua Itália, 153 - Taquara
Teófilo Otoni - MG - CEP: 39803-480

APAE DE TEÓFILO OTONI
RUA GUSTAVO LEONARDT, 730 - SÃO JACINTO
CEP 39801-260 - TEÓFILO OTONI - MG
TEL.: (33) 3521-0002 - E-MAIL: teofilootoni@apaebrasil.org.br

CRECHE MEI-MEI
Endereço: Rua José Moreira de Souza, 100, Teófilo Otoni , MG - 
Telefone: 33 3522-1776

CRECHE RAIO DE LUZ
R João Paulo I , 100 - Bairro Vila Frei Júlio. Teófilo Otôni, MG 
(33) 3521-1310

CRECHE ESTRELA DA ESPERANÇA TEÓFILO OTONI/MG
Rua Frei Serafim n° 300 - Doutor Laerte Laender - Teófilo Otoni - MG
(33) 3521-3222

LAR DOS IDOSOS - RECANTO FREI DIMAS
RUA Concórdia, N° 1220 - BAIRRO Concórdia -   (33) 3521-1743. 
Teófilo Otôni - MG
LAR DOS IDOSOS DA LBV -  Lar Alziro Zarur
Legião da Boa Vontade-Lbv - Grão Para Rua Cap Leonardo, 620
  • (33) 3522-6555
E OUTRAS INSTITUIÇÕES DO SEU CONHECIMENTO, ALÉM DE PESSOAS CARENTES OU FAMÍLIAS CARENTES DE UMA COMUNIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário