quarta-feira, 4 de março de 2015

PARTE 1 - SENSIBILIZAÇÃO - PROJETO MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE: TEMA PARA 2015 - O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA / A proposta deste geo-projeto é sensibilizar e conscientizar o aluno, os pais e a comunidade escolar sobre a necessidade de uma vida de “sustentabilidade”, diante das contradições de uma sociedade na apropriação dos bens da natureza sem pensar em preservação. / Nessa perspectiva, esse projeto leva a uma reflexão que permita pensar sobre restrições, limites e possibilidades à incorporação da noção de sustentabilidade na vida diária através da educação socioambiental e como inseri-la na construção de novo pensar/agir sobre os bens da natureza, buscando novas alternativas das relações da sociedade com os bens da natureza. Começando por atitudes pequenas e simples, é que a intenção se transforma em ação, em atitude, para mudar o presente e o futuro para melhor! Está nas ações locais, no pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade e o cuidado com todas as vidas

                              ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA
                                                  “Muito além da sala de aula na construção da paz”
                           GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE/ 2015 – 8º ANO -  PROFESSORA :MARIZETE CAJAIBA
PROJETO MEIO AMBIENTE / MEU AMBIENTE
LEMA : São as ações individuais que desencadeiam as ações coletivas. FAÇA SUA PARTE!
TEMA 2015 : O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA
OBJETIVO : A proposta deste geo-projeto é sensibilizar e conscientizar o aluno, os  pais e a comunidade escolar sobre a necessidade  de uma vida de “sustentabilidade”, diante das contradições de uma sociedade na apropriação dos bens da natureza sem pensar em preservação. Nessa perspectiva, esse projeto leva a uma reflexão que permita pensar sobre restrições, limites e possibilidades à incorporação da noção de sustentabilidade na vida diária através da educação socioambiental e como inseri-la na construção de novo pensar/agir sobre os bens da natureza, buscando novas alternativas das relações da sociedade com os bens da natureza. Começando por atitudes pequenas e simples, é que a intenção se transforma em ação, em atitude, para mudar o presente e o futuro para melhor! Está nas ações locais, no pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade e o cuidado com todas as vidas.
Suas atitudes individuais e constantes são muito importantes...
DETONADOR :
GEO-PROJETO “ O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA
COMO COLOCAR EM PRÁTICA:  ELABORAÇÃO DE  BANNERS OU GEO-PAINEIS POR GRUPOS DE ALUNOS  APRESENTANDO MENSAGENS SOBRE A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA , QUE DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SENSIBILIZAÇÃO :. A ÁGUA É VITAL PARA A VIDA DO SER HUMANO. A FALTA DELA PODE ACABAR COM A EXISTÊNCIA DO HOMEM E MILHARES DE ESPÉCIES DE SERES VIVOS NO PLANETA. MAS ATOS SIMPLES, NO NOSSO DIA A DIA, PODEM AJUDAR A ECONOMIZAR ESTE RECURSO TÃO IMPORTANTE - MAS FINITO - DA NATUREZA. NÃO É NECESSÁRIO GESTOS GRANDIOSOS E NEM SER UM SUPER-HEROI PARA SALVAR O PLANETA ... VÁRIOS GESTOS SEUS, AO LONGO DO DIA, MULTIPLICADO POR OUTRAS MILHARES DE PESSOAS QUE ATRAVÉS DE OUTROS PEQUENAS ATITUDES DECIDEM POR SALVAR O PLANETA PODERIAM AJUDAR A DIMINUIR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL...  SURGE ASSIM O NOSSO GEO-PROJETO “O PLANETA PEDE ÁGUA” . O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR É TOMAR CONSCIÊNCIA DA SUA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL PARA O FUTURO DO PLANETA . E, EMBORA SEJA DIFÍCIL MUDAR, MESMO OS PEQUENOS HÁBITOS, É PRECISO ADOTAR NOVAS MEDIDAS DE CONSUMO DA  ÁGUA  E DEPENDE DE NÓS MANTÊ-LAS   . ALGUMAS ATITUDES SIMPLES PODEM TRAZER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NESSA LUTA. ESSAS AÇÕES  COMEÇAM COM VOCÊ : IMAGINE SE MILHARES DE PESSOAS A PARTIR DE AGORA, RESOLVESSEM DIMINUIR 10 MINUTOS DO BANHO DIARIAMENTE , QUANTO DE ÁGUA DEIXARIAM DE MANDAR PARA O ESGOTO?!.
ENTRE TANTOS RECURSOS NATURAIS, A ÁGUA É O DE ABSOLUTA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA .
     É DURO, MAS É A REALIDADE. O QUE SE ACREDITAVA SER UM RECURSO NATURAL INESGOTÁVEL ESTÁ SE ESGOTANDO,
     EMBORA MUITAS SOLUÇÕES SEJAM BUSCADAS EM ESFERAS GOVERNAMENTAIS E EM CONGRESSOS MUNDIAIS, NO DIA-A-DIA TODAS AS PESSOAS PODEM COLABORAR PARA QUE A ÁGUA DOCE NÃO FALTE NO FUTURO.
A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO. A PESSOA CONSCIENTE DEVE ECONOMIZAR, POIS O DESPERDÍCIO DE ÁGUA DOCE PODE TRAZER PERIGOSAS CONSEQUÊNCIAS NUM FUTURO POUCO DISTANTE.
     NÃO DEPENDEMOS DE NINGUÉM PARA COLABORARMOS COM O MEIO AMBIENTE, CADA UM DE NÓS PODE FAZER A SUA PARTE E EVITAR ESSES DESASTRES ECOLÓGICOS, COM CONSCIÊNCIA E MEDIDAS SIMPLES ; TEMOS COMO EXEMPLO DESSAS MEDIDAS O REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA: A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR, POR EXEMPLO, PODE SER REAPROVEITADA PARA LAVAR O QUINTAL ,OUTRA FORMA DE REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA É UTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA, FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES, DIMINUIR O TEMPO NO BANHO, etc... E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA?!
PARA REFLETIR:
“HAVENDO UM JARDINEIRO, CEDO OU TARDE, UM JARDIM APARECERÁ. MAS UM JARDIM SEM JARDINEIRO, CEDO OU TARDE, DESAPARECERÁ. O QUE É UM JARDINEIRO? UMA PESSOA CUJO PENSAMENTO ESTÁ CHEIO DE JARDINS. O QUE FAZ UM JARDIM SÃO OS PENSAMENTOS DO JARDINEIRO.” (RUBEM ALVES)

PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA
http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário