segunda-feira, 2 de março de 2015

GEOATIVIDADE/ ANÁLISE DE TEXTO – ÁGUA : O ESTRESSE HÍDRICO CHEGA AO BRASIL...

ESCOLA MUN. IRMÃ MARIA AMÁLIA – 8º ANO – 1º BIMESTRE 2015 – GEOGRAFIA –PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA
GEOATIVIDADE/ ANÁLISE DE TEXTO
ÁGUA : O ESTRESSE HÍDRICO CHEGA AO BRASIL...
ATENÇÃO: AS RESPOSTAS DEVEM SER DADAS DE ACORDO COM O TEXTO

1 A ) ENCONTRE NO TEXTO A DEFINIÇÃO DE “ESTRESSE HÍDRICO” DE ACORDO COM A ONU.
1 B) CITE FATOS QUE EXPLICAM ESSE ESTRESSE HÍDRICO DE ACORDO COM A DEMANDA DA ÁGUA.
2) SE NADA FOR FEITO  feito para mudar “padrões de consumo”, dois terços da população global poderão sofrer com escassez de água doce até 2025, de acordo com a ONU.EXPLIQUE PORQUE:
3 A) O BRASIL, RICO NESTE RECURSO NATURAL - DETÉM CERCA DE
12% DO TOTAL DAS RESERVAS DE ÁGUAS DOCES DO PLANETA -, já sente os reflexos da escassez DE ÁGUA OU DO ESTRESSE HÍDRICO. O QUE PODE EXPLICAR ESSE FATO?
3B) QUE CONCLUSÃO PODEMOS CHEGAR? 
4) EMBORA O BRASIL SEJA O PRIMEIRO PAÍS EM DISPONIBILIDADE HÍDRICA EM RIOS DO MUNDO, A POLUIÇÃO E O USO INADEQUADO COMPROMETEM ESSE RECURSO EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS TANTO NAS CIDADES, QUANTO NA ZONA RURAL. CITE OUTROS FATORES QUE PODEM COMPROMETER O USO DA ÁGUA.
5) MAS O” ESTRESSE HÍDRICO”  NÃO SE LIMITA SOMENTE À “ESCASSEZ DE ÁGUA”. OUTROS FATOS PODEM DESNCADEAR ESSE PROCESSO DE ESTRESSE HÍDRICO COMO :            a)  SANEAMENTO     b)  CONCENTRAÇÃO URBANA   c ) UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO QUE TEM SE MOSTRADO IRREGULAR E DEFICIENTE . faça um comentário( de acordo com as informações do texto) sobre cada um dos fatores acima.
6) ATÉ ESTE PONTO, COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS PODEMOS CHEGAR À CONCLUSÃO SOBRE QUAL O PRINCIPAL FATOR QUE DESENCADEIA O  ESTRESSE HÍDRICO / CITE-O
7) TODOS PODEMOS COLABORAR PARA QUE TENHAMOS ESTE RECURSO EM QUANTIDADE SUFICIENTE, GARANTINDO UMA VIDA DIGNA E SAUDÁVEL ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES E A TODO O PLANETA. E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA?
CITE 5 ATITUDES QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA E AMIGOS PODERIAM TER PARA NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA. ( VALE IMPRIMIR E  COLAR PANFLETOS SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário