“Muito além da sala de aula na construção da
paz”
GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE/ 2015 – 8º ANO - PROFESSORA
:MARIZETE CAJAIBA
PROJETO MEIO
AMBIENTE / MEU AMBIENTE
LEMA
: São as
ações individuais que desencadeiam as ações coletivas. FAÇA SUA PARTE!
OBJETIVO
: A proposta deste geo-projeto é sensibilizar e conscientizar o aluno, os pais e a comunidade escolar sobre a
necessidade de uma vida de
“sustentabilidade”, diante das contradições de uma sociedade na apropriação dos
bens da natureza sem pensar em preservação. Nessa perspectiva, esse projeto
leva a uma reflexão que permita pensar sobre restrições, limites e
possibilidades à incorporação da noção de sustentabilidade na vida diária
através da educação socioambiental e como inseri-la na construção de novo
pensar/agir sobre os bens da natureza, buscando novas alternativas das
relações da sociedade com os bens da natureza. Começando por atitudes pequenas e
simples, é que a intenção se transforma em ação, em atitude, para
mudar o presente e o futuro para melhor! Está nas ações locais, no
pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade e o cuidado com
todas as vidas.
Suas atitudes individuais e constantes são muito importantes...
Suas atitudes individuais e constantes são muito importantes...
GEO-PROJETO
“ O PLANETA PEDE ÁGUA”: PRESERVAÇÃO, ECONOMIA
E O USO RACIONAL DA ÁGUA
COMO
COLOCAR EM PRÁTICA: ELABORAÇÃO
DE BANNERS OU GEO-PAINEIS POR GRUPOS DE
ALUNOS APRESENTANDO MENSAGENS SOBRE A
PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA , QUE DEVE ESTAR PRESENTE NAS
ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ENTRE TANTOS RECURSOS
NATURAIS, A ÁGUA É O DE ABSOLUTA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA .
É DURO, MAS
É A REALIDADE. O QUE SE ACREDITAVA SER UM RECURSO NATURAL INESGOTÁVEL ESTÁ SE
ESGOTANDO,
EMBORA MUITAS SOLUÇÕES SEJAM BUSCADAS
EM ESFERAS GOVERNAMENTAIS E EM CONGRESSOS MUNDIAIS, NO DIA-A-DIA TODAS AS
PESSOAS PODEM COLABORAR PARA QUE A ÁGUA DOCE NÃO FALTE NO FUTURO.
A PRESERVAÇÃO, ECONOMIA E O USO
RACIONAL DA ÁGUA DEVE ESTAR PRESENTE NAS ATITUDES DIÁRIAS DE CADA CIDADÃO. A
PESSOA CONSCIENTE DEVE ECONOMIZAR, POIS O DESPERDÍCIO DE ÁGUA DOCE PODE TRAZER
PERIGOSAS CONSEQUÊNCIAS NUM FUTURO POUCO DISTANTE.
NÃO DEPENDEMOS DE NINGUÉM PARA
COLABORARMOS COM O MEIO AMBIENTE, CADA UM DE NÓS PODE FAZER A SUA PARTE E
EVITAR ESSES DESASTRES ECOLÓGICOS, COM CONSCIÊNCIA E MEDIDAS SIMPLES ; TEMOS COMO EXEMPLO DESSAS MEDIDAS O
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA: A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR, POR EXEMPLO, PODE SER
REAPROVEITADA PARA LAVAR O QUINTAL ,OUTRA FORMA DE REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA É
UTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA, FECHAR A TORNEIRA AO ESCOVAR OS DENTES, DIMINUIR O
TEMPO NO BANHO, etc... E VOCÊ O QUE PODE FAZER PARA DIMINUIR O CONSUMO DE
ÁGUA?!
PARA REFLETIR:
“HAVENDO UM JARDINEIRO, CEDO OU
TARDE, UM JARDIM APARECERÁ. MAS UM JARDIM SEM JARDINEIRO, CEDO OU TARDE,
DESAPARECERÁ. O QUE É UM JARDINEIRO? UMA PESSOA CUJO PENSAMENTO ESTÁ CHEIO DE
JARDINS. O QUE FAZ UM JARDIM SÃO OS PENSAMENTOS DO JARDINEIRO.” (RUBEM ALVES)
PROJETO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA
http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/
http://professoramarizetecajaiba.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário